domingo, 24 de abril de 2011

Amar Como Jesus Amou

   O relacionamento tem como definição: a forma como as pessoas se tratam e se comunicam. A forma decadente em que se encontram os mais diversos tipos de relacionamentos é assistido em todo o mundo. A discórdia, a inveja, o superego, a falta de perdão, o egoísmo, a auto-suficiência, o desrespeito, têm tomado o cenário das nossas vidas e lamentavelmente estão presentes naquilo que julgamos ser amor. Como existir amor em meio a tanto mal, como amar se apresentamos espinhos em nossos corpos que machucam aqueles que nos abraçam? Se imagine como um cacto. Não é difícil, pois é como nasce o ser humano. Impossível abraçar sem se machucar! Para justificar-se e tranqüilizar o ego, dizem que o amor é inexplicável e portanto sua fórmula inexiste. É como se dissesse: "Eu te amo mas eu sou assim, nasci assim, não tenho culpa quando te faço mal, mas eu te amo tá?". Te convence? Se sim, não deveria.
   Por mais que digam e que declarem os sentimentos, o amor não habita no coração daquele que não conhece a Jesus. O que há nesses corações são frutos da carne e tudo se volta para o satisfazer do nosso Eu. Não é citando inúmeras qualidades que podemos caracterizar uma relação perfeita, a diferença psicológica de cada pessoa é enorme para uma outra e sempre haverá pontos que sem esse amor surgirão confrontos. O amor veio através de Cristo. O título sugere que há outras formas de praticar esse sentimento, mas poderia ser substituído apenas por "Amar", porque somente Nele encontramos tal sentimento. O resto é ilusão.
   Naquele que derramou seu sangue por nós na cruz e tem o mais perfeito testemunho de vida baseado no amor e humildade, podemos aprender a viver. Porque para que haja vida é preciso haver amor. Sendo Jesus o amor, há a necessidade de conhecê-lo. Entregarmos nossas vidas em suas mãos é o verdadeiro nascimento. Hoje tenho um pouco mais que 3 meses de vida e me pergunto porque demorei tanto para isso. Em todas as áreas das nossas vidas haverá glória se for em Cristo Jesus e o verdadeiro conceito de uma boa relação é: amar o próximo como Ele nos amou. Conheça-o e ame com o Amor Ágape.





 

4 comentários:

  1. muito bom o texto parabéns o amor tem que ser esse, com esse intuito

    ResponderExcluir
  2. Nando, sempre me impressionando com seus textos...

    Bom, conspícuo irmão de fé, se me permite, farei um pequeno comentário...

    No grego antigo, havia três palavras que significavam amor: "eros", "phileo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.

    A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.

    A 2ª palavra "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.

    Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7. Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos nós precisamos aprender a amar. Mas, para que um casamento seja feliz é necessário existir estes três tipos de amor. E para que uma relação de pais com os filhos seja feliz é necessário dois desses tipos de amor, o amor phileo e o amor ágape.

    ResponderExcluir
  3. Em I Coríntios 13:4-7, Deus nos mostra as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas:
    1. A Bíblia nos diz primeiramente que o amor é SOFREDOR. Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então custo a ficar zangado, nunca levanto a voz ou perco a calma.
    2. Em seguida, aprendemos que o amor é BENIGNO. Se tenho esta tão preciosa característica, então sou uma pessoa bondosa e criativa em pôr minha benignidade em prática. Procuro sempre elogiar em vez de criticar. Vejo sempre, na outra pessoa, algo positivo.
    3. A Bíblia nos ensina também que o amor NÃO É INVEJOSO. Se possuo este tipo de amor, não fico com ciúmes quando a outra pessoa tem, por exemplo, um emprego melhor do que o meu; não fico inseguro se a outra pessoa é mais capacitada ou mais atraente do que eu.
    4. O amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE. Se realmente amo, como digo, então não procuro ser o centro das atenções nas conversas, nem me gabo das minhas habilidades, fazendo com que minha noiva ou esposa se sinta inferior ou deixada de lado.
    5. A Bíblia continua dizendo que o amor NÃO SE ENSOBERBECE. Se tenho este tipo de amor, então não sou orgulhoso, nem arrogante diante da pessoa que amo. Não espero ser bajulado para fazer o que é de minha responsabilidade. Não procuro fama para mim mesmo.
    6. O amor NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA. Com esta outra característica do amor, não sou grosseiro para com a pessoa que amo. Não sou sarcástico nem crítico. Procuro, cada vez mais, demonstrar meu amor com cortesia.
    7. Na Palavra de Deus vemos também que o amor NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES. Este tipo de amor não é "auto-centralizado" mas "outro-centralizado". Não me centralizo nem focalizo em mim, mas sim naquele a quem amo, buscando seu bem eterno, suas necessidades reais-eternas. Estou sempre procurando descobrir os interesses dela. Não sou possessivo com aquela pessoa que amo, não vivo exigindo os meus direitos e querendo que faça a minha vontade.
    8. Aprendemos ainda que o amor NÃO SE IRRITA. Se amo, não me exaspero, nem fico facilmente amargurado. Se amo não procuro ficar sempre na defensiva, nem sou super-sensível.
    9. O amor NÃO SUSPEITA MAL. Se amo verdadeiramente, tenho que demonstrar que, de todo meu coração, confio em quem amo e tenho dentro de mim a capacidade de perdoar. Não procuro me vingar pagando o mal com o mal.
    10. A Bíblia nos diz que o amor NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA. Com este amor na minha vida, nunca vou me regozijar quando a pessoa que amo falha, nem quando recebe a justa punição, muito menos quando recebe injustiça, seja ela pequena ou grande.
    11. O amor FOLGA COM A VERDADE. Se é só a pessoa que amo que recebe o elogio ou recompensa que em parte também caberia a mim, eu assim mesmo me alegro.
    12. Deus nos ensina que o amor TUDO SOFRE. Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem daquele a quem amo.
    13. O amor TUDO CRÊ. Com este amor, confio na pessoa que amo. Creio nela e no seu valor diante de Deus.
    14. O amor TUDO ESPERA. Se estou realmente amando, creio que Deus está agindo na vida da pessoa que amo, trabalhando e moldando como o oleiro faz com o barro. Nunca desanimo.
    15. O amor TUDO SUPORTA. Pela pessoa que amo sou capaz de tudo suportar. Não fico desanimada, nem triste.

    Finalmente, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo mais alto bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.

    Um excelente treinamento para o casamento: “Mostre amor pelas pessoas da sua família. Lembre-se que você não tem que esperar até “sentir” amor. Aja agora e procure amá-las”.

    ResponderExcluir
  4. Vixe!! Que texto, hein, Nandinho?! Tem como curtir??? hahahaha

    ResponderExcluir